surfe básico

julho 21, 2014

O basico.com colaborou em um ensaio fotográfico com os irmãos e surfistas Felipe e Eduardo Scarpa, apresentado no blog MJournal.


H9A0669-682x1024

Topamos e ficamos felizes com a participação porque o estilo de vida dos irmãos coincide com nossa ideia sobre o que é #viverbasico. Os dois surfam desde a adolescência, quando começaram a frequentar uma escola de surfe no Guarujá, e hoje conciliam o esporte com a rotina na capital de São Paulo.

H9A0685-682x1024

O surfe ganha importância como elemento cultural desde o princípio do século XX, presente na música, na moda e no cinema. Existe a imagem, talvez estereotipada, do surfista contemplativo, sentado na areia à espera da onda perfeita. Essa imagem estática, porém, está bem distante da maneira como Eduardo e Felipe incluem o surfe em seu dia-a-dia dinâmico: Eduardo estuda Comunicação e Felipe é sócio do hostel CityLights e da marca de roupas Lazy.

H9A0815-682x1024

No livro The World in the Curl: An Unconventional History of Surfing, inédito no Brasil, os autores Peter Westwick e Peter Neushul traçam um paralelo interessante: é sabido que o surfe surgiu no Havaí, mas ele esteve presente em diversas outras comunidades tropicais. Floresceu no Havaí porque a estrutura social, o clima e a localização permitiam que a população vivesse com abundância de peixes e colheitas, possibilitando que tivessem três meses ao ano de férias no trabalho do campo. É comum associar-se o declínio do surfe com a repressão dos colonizadores, mas a verdade é que, com a introdução do modo de vida europeu, os nativos perderam seu bem mais precioso: o tempo livre.

H9A0488-682x1024

Assim, a imagem estereotipada do surfista estático não está completamente errada: o surfe tem a ver com a busca do prazer absoluto de estar em cima da onda, mas a espera também é um elemento fundamental. O que nos encanta na paixão de Eduardo e Felipe pelo esporte é sua habilidade de conciliá-lo com suas vidas na metrópole. Para nós, #viverbasico é ser cosmopolita mas, ao mesmo tempo, apreciar o tempo congelado, o contato com a natureza e a qualidade de vida.

H9A0554-1024x682
Veja todas as fotos AQUI.
#vivabasico
#somostodosbasicos