detalhes que fazem a diferença

agosto 27, 2013

Muitos detalhes passam despercebidos na correria do nosso dia-a-dia. No entanto a fotografia time-lapse nos ajuda a perceber a riqueza de momentos que demoram muito, mas que podem gerar algo sutil e absolutamente belo. Separamos aqui alguns desse vídeos incríveis e inspiradores e fizemos uma imersão no mundo da técnica do time-lapse.

timelapse sky

Nosso primeiro: ‘The Mountain’ de Terje Sorgjerd. O fotógrafo captura a Via Láctea sobre El Teide, a montanha mais alta da Espanha. Filmado entre 04 de abril e 11 de abril de 2011, os quadros individuais foram gravadas com uma Canon 5D Mark II com uma TSE 17 milímetros Canon, Canon 16-35mm II, Canon 24/1.4II e Sigma 12-24mm. Segundo Sorgjerd: “Uma grande tempestade de areia atingiu o Deserto do Saara, no dia 9 de Abril e em cerca de três horas na noite da tempestade de areia atingiu-me, tornando-se quase impossível ver o céu com meus próprios olhos. Curiosamente a minha câmera estava pronta para uma seqüência de cinco horas da Via Láctea durante a tempestade, e eu tinha certeza de que toda a captura das cenas estavam arruinadas. Para minha surpresa, minha câmera conseguiu captar a tempestade de areia, a via Láctea estava brilhando através das nuvens, fazendo com que as estrelas brilhassem de uma maneira interessante. Então, se você já se perguntou como a Via Láctea seria através de uma tempestade de areia do Saara, olhe 00:32 “.

Veja também outros time-lapses incríveis e nosso “grand finale” com um dos maiores gênios da categoria!


Para finalizar um dos gênios dessa categoria é o diretor Louie Schwartzberg que no TEDx São Francisco em 2011 apresentou seu filme Natureza, Beleza e Gratidão. “A beleza da natureza pode ser facilmente perdida – mas não através da lente de Louie Schwartzberg. Sua fotografia time-lapse nesse filme é acompanhada por palavras poderosas do monge beneditino David Steindl-Rast e serve como uma meditação sobre o ser grato para cada dia. Louie Schwartzberg é um cineasta premiado, diretor e produtor, que captura imagens de tirar o fôlego que celebram a vida ha mais de 30 anos com conexões reveladoras, ritmos universais, padrões e beleza “( fonte: página do TED).