como é feito o basico.com?

maio 23, 2013

Já parou para pensar em todas as etapas que foram necessárias para criar suas futuras peças básicas? Para que você possa entender um pouco do que rola no backstage, batemos um papo com nossa designer, Dedé Bevilaqua.

Todos querem saber, como nasceu a vontade de criar o basico.com?

A ideia do basico.com surgiu da necessidade. Depois de várias pesquisas de mercado, percebemos uma oportunidade de fazer uma linha de produtos básicos de qualidade. Algo que fosse simples, bom e lindo.

Como?

Para chegar à qualidade desejada de toda nossa linha, entendemos rapidamente que o primeiro passo seria fabricar fora do Brasil. Buscávamos um algodão realmente especial, uma mão de obra muito especializada na costrução de roupas básicas.

Começando pela qualidade do algodão, a matéria prima de maior uso pelo basico.com. O Pima peruano surgiu como solução de todos os desejos e, além de tudo, é considerado um dos melhores algodões do mundo.

 Por que o Pima é considerado um algodão premium?

O Pima possui as melhores características que um algodão poderia ter para realizarmos o sonho de um produto básico de qualidade. Uma das características que mais me encanta é sua fibra longa. Quando esta fibra é tecida, fica com aparência de seda, leve e extremamente macia.

Como chegar em uma modelagem perfeita?

Durante o processo percebi o quanto é difícil trabalhar modelagens básicas. A perfeição em modelagem não é o mais difícil, e sim todo o processo que uma peça percorre até chegar ao estoque.

Inicialmente pesquisamos modelagens de marcas consagradas nas quais o basico.com se identificava. A construção de uma modelagem, mesmo que simples, adquire sua própria identidade durante o processo, principalmente durante os ajustes. Elas se tornam unicast e ultrapassam qualquer pesquisa inicial. O resultado é que construímos nossa própria base e queremos acertá-la para todos. Por favor, mandem suas sugestões.

basico.com

O que podemos esperar dos produtos?

Esperem produtos lindos, confortáveis, bom caimento, suaves e que além de tudo podem ser usados por todos, a qualquer hora.

As cores são originais: branco / preto / cinza / pele / marinho. Pontualmente o feminino terá cores mais pigmentadas, como é o caso do azul royal, já presente neste primeiro momento.

A coleção não terá ciclo, assim você saberá onde encontrar suas peças básicas prediletas. Isso não quer dizer que não teremos produtos novos, pelo contrário, abra espaço em seu armário, porque em breve supriremos todas as necessiadades de seu mundo básico.

 Além das etapas citadas acima, qual o passo-a-passo para chegar na peça final?

Peça piloto: surge a primeira peça a partir de uma tabela de medidas e da costrução de uma modelagem. Esta peça piloto, muitas vezes é refeita até ser aprovada.

Testes de cores / Lab Dip: processo onde testamos as cores Pantone escolhidas, em bandeiras de tecido para aprovação real do tom da peça.

Ampliação: A partir da peça Piloto, que geralmente é costruída em tamanho P (pequeno), faz-se a ampliação, ou graduação de tamanhos a serem confeccionados. Nós começaremos o masculino do P ao GG, e o feminino do PP ao G, breve teremos grades completas para ambos.

Fio / Tecelagem : A peça piloto é feita na gramatura, titulo e construção do tecido desejado. A partir da aprovação final, compramos o fio e tecemos a malha.

Tinturaria: a tinturaria é feita com o tecido pronto. Depois de tinto, o tecido é submetido a lavagem onde nota-se a fixação do pigmento e retira-se todo excesso de tinturaria.

Corte: nesta fase os modelos são cortados e separados para costura em lotes de modelo vs. cores.

Costura: os lotes são costurados seguindo uma rigorosa tabela de medidas. Como o processo é todo manual, é na fase da costura onde se detectam problemas de junção das pecas. Quando isto acontece, os lotes voltam a serem revisados e algumas vezes refeitos.

Print: este é o processo impressão das etiquetas. Não temos etiquetas costuradas em gola e laterais.

Peças oficiais: estas são peças para aprovação final de pedido, nelas temos: tecidos, cores, modelagens e graduações aprovadas. São peças retidas da produção do pedido oficial para um ok final. Caso algo esteja fora dos padrões aprovados, o processo é parado e revisto.

Querem ficar por dentro dos processos do basico.com? Acompanhem o blog, teremos sempre novidades sobre o que acontece por trás das cenas…