coleção viver básico – pôster#1: Franco Amendola

setembro 10, 2014

Este é um projeto muito especial para nós, onde convidamos amigos fotógrafos para compartilharem suas visões do que é #viverbasico. O resultado são imagens de um cotidiano belo sob diversas lentes, impressas nos pôsteres encartados em nossas embalagens a partir de setembro. Um presente para encantar um pouco mais o momento de receber nossos produtos.

Nosso primeiro convidado é Franco Amendola, que estampa o primeiro pôster da coleção com o mar, visão tão familiar e cheia de simbolismo.

coleção viverbasico por Franco Amendola

 

POSTER01 - basico.com

A foto foi tirada em Carmel, em 2012, durante uma roadtrip pela Califórnia. Quando conta sobre seu processo criativo, fica evidente o prazer que Franco tem em viajar e sobretudo retratar o mundo ao seu redor. Ele relembra o início da carreira, quando dividia o tempo entre assistente de fotografia e modelo. Segundo ele, o maior privilégio destes anos todos foi a oportunidade de trabalhar em assistência de foto, exercitando seu olhar em novas culturas.

coleção viverbasico por Franco Amendola -

Seu gosto por fotografia cresceu e depois de cerca de oito anos acumulando experiência, hoje Franco tem suas fotos em algumas das principais revistas de moda do país, e seu arquivo autoral não para de crescer.

coleção viverbasico por Franco Amendola - 1

O que nos inspira no trabalho de Franco Amendola é o fato de ele lidar muito bem com a falsa dicotomia do trabalho remunerado versus autoral. Em um universo bem longe da fotografia de moda, habitam as criaturas de seu portifólio mais expressivo e livre: figuras solitárias, lugares abandonados. Franco gosta dos espaços vazios, das cenas noturnas, da autenticidade das câmeras analógicas tradicionais.

coleção viverbasico por Franco Amendola - 2

O mais notável, porém, é a habilidade com que consegue incorporar os elementos de sua exploração artística e individual para o trabalho editorial. Ele próprio admite que nem sempre é possível, mas, quando acontece, o resultado são imagens orgânicas, autênticas, que fogem do manual de instruções resultando em surpresas bem-vindas.

coleção viverbasico por Franco Amendola - 3

Como se tudo isso não fosse suficiente, Franco também está envolvido desde 2004 com o Coletivo Rolê, que explora a vida noturna da cidade de São Paulo. São oficialmente treze fotógrafos, contando com contribuições de convidados esporádicos, em um grupo que registra cenas que, devido ao perigo das ruas vazias na madrugada, seriam impossíveis de ser capturadas de outra modo. O coletivo já realizou diversas exposições ao longo dos dez anos em atividade, e os leitores do blog  basico.com estão convidados para a próxima, que deve acontecer em outubro.

coleção viverbasico por Franco Amendola - 4

Esperamos que a foto de Franco Amendola te traga bem estar e pausa.

Aguardem os perfis de nossos próximos convidados aqui no blog.

#viverbasico é reconhecer nas coisas simples que nos rodeiam, a beleza da vida.

#somostodosbasicos

Tumblr | Site