algodão pima

junho 28, 2013

O algodão Pima é uma das nossas principais matérias primas. Naturalmente, você quer saber o motivo. O que o torna superior a outros tipos de algodão? Por que escolhemos usar o algodão Pima peruano?

O Pima é natural dos vales da costa norte do Peru e cultivado em toda região de altiplano, até o Equador. O cultivo dessa espécie (Gossypium barbademse) tem registros fósseis de mais de 5 mil anos, sendo utilizado por culturas pré-colombianas para vestes festivas e nobres.

Sua colheita é feita manualmente, fator que evita danos as suas fibras durante tal processo e preserva as características do produto. Os tecidos confeccionados com fios de Pima tem em média 45% mais resistência a manchas, durabilidade e profundidade de cor.

Para você entender o que são essas “fibras”: quando você pega um chumaço de algodão, desses que usamos para higiene, as fibras saem na sua pele, todas bem curtinhas e visíveis. No caso do Pima, essas fibras são muito mais longas e finas, o que atribui aos tecidos confeccionados maciez, brilho e durabilidade muito acima do que você está acostumado.

pima cotton comparativoimagem comparativa do algodão pima (ao centro) com outras espécies

Um ponto interessante (e mais importante para nós do basico.com) é que mesmo após muitas lavagens ele não forma “bolinhas”, mantém a maciez e o brilho. Alguns clientes dizem que ele fica ainda mais confortável e viciam em usá-las e lavá-las infinitamente.

Peças mais duráveis e confortáveis do que qualquer outro algodão.

fonte